Notícias

thumb1

12

Mai

Projeto Escola Resíduo Zero 2019 realiza treinamento Fur(a)ção

 

(Texto de Mariana Jardim, voluntária do PERZ 2019)

 

O Projeto Escola Resíduo Zero (PERZ) promoveu, na manhã do sábado (11/5), no Núcleo Socioambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia, o segundo treinamento de capacitação para os voluntários do projeto, chamado de Fur(a)ção. O treinamento foi ministrado pelos coordenadores do PERZ, que enfatizaram a importância da compostagem.

Segundo um dos coordenadores do projeto, Diógenes Aires, o treinamento foca "na perfuração para confecção de composteiras com baldes, que são aparelhos utilizados para fazer a compostagem", afimou. Além de reaproveitar os alimentos para produzir fertilizante, o projeto traz também a proposta do reaproveitamento dos baldes como material pedagógico para a redução de orgânicos descartados, e também o aproveitamento dos insumos dentro do ambiente escolar”, afirma.

O objetivo principal deste treinamento segundo um dos coordenadores do PERZ 2019, Giovane Toledo, é formar multiplicadores que saibam fazer a compostagem, e aprender o real conceito de lixo zero. "Cada um pode se empoderar desse conhecimento e levar para qualquer lugar para difundir a ideia" salientou

A voluntária Karlla Cristina enfatizou 'o custo pequeno diante dos benefícios". Segundo ela, o processo de construção da composteira é simples, pois são reutilizados baldes e o custo é pequeno e gera impactos positivos. A voluntária afirma estar ansiosa e com grandes expectativas para ver o projeto crescendo. "Quero ver todos enganjando e ver as crianças aprendendo", comenta Karlla.'

O voluntário João Henrique afirmou que a capacitação é importante, pois o conhecimento pode ser passado para sociedade. "A população não sabe o que fazer com o lixo, para onde destina-ló", diz. Segundo João, por isso, a compostagem ensina e ajuda nessa redução", concluiu.

 

 

divide

© 2019 Sociedade Resíduo Zero. Desenvolvimento Umarley Ricardo

Siga - nos: