Notícias

thumb1

20

Out

Seminário Escolas Resíduo Zero 2019: Projeto faz apresentação de resultados no MP-GO

No dia 23 de outubro, a partir das 8h, acontece o Seminário Escolas Resíduo Zero 2019: Apresentação de Resultados. O encontro acontece na sede do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), na Rua 23, esquina com Avenida Fued José Sebba; Qd. A-6, no Jardim Goiás, em Goiânia. As inscrições são gratuitas.

O Seminário é realizado pela Sociedade Resíduo Zero (SRZero) e a Sociedade de Integração e Ação Comunitária (Oscip Vida Melhor), que realizam o Projeto Escola Resíduo Zero (PERZ).

Na ocasião serão apresentadas diversas estratégias em como implantar a prática dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), minimizando ao máximo os resíduos em instituições de ensino, e ainda o Aplicativo Web Compost de monitoramento da compostagem, incluindo escolas, residência e demais instituições apoiadas ou não pela SRZero.

Além disso, as escolas do Projeto Escola Resíduo Zero, sendo oito de Goiânia e cinco de Jandaia, apresentarão ações desenvolvidas durante o ano de 2019, como: coleta seletiva, compostagem, reciclagem, artesanatos, práticas de educação ambiental e combate ao Aedes Aegypti, entre outras iniciativas sustentáveis.

No Seminário também serão entregues os certificados para as escolas, voluntários e parceiros envolvidos.  Estarão presentes equipes das instituições de ensino de Goiânia: Colégio Estadual Severiano Araújo, Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig, Escola Municipal Profª. Maria Nosídia Palmeiras das Neves e Escola Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos. Além disso, da Escola Municipal Marechal Ribas, Colégio Estadual do Setor Finsocial, Colégio Estadual de Período Integral Chico Mendes e das Escola Municipal Profª Marília Carneiro Azevedo Dias. E também das cinco escolas participantes da cidade de Jandaia.

 

Fases do PERZ 2019

O Projeto Escola Resíduo Zero 2019 foi desenvolvido em três fases: Planejamento, Implantação e Monitoramento.

Na Fase de Planejamento aconteceu a fase de estabelecimento de parcerias, recrutamento de voluntários, e preparação de todos os materiais didáticos.

Na Fase de Implantação aconteceu o lançamento do projeto que reuniu mais de 120 pessoas, 30 parceiros e 30 voluntários no MP-GO. Após o período de inscrição, foram escolhidas as oito escolas públicas dentre 156 inscritas de 30 cidades, de dois estados ou regiões.

As escolas receberam uma visita de avaliação das instalações, das ações de educação ambiental e da forma como as mesmas gerenciavam seus resíduos.

Em seguida, foi feita a Capacitação em Elaboração e Implementação de Projetos de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos em Instituições de Ensino, na sede do IBAMA-GO. Estavam presentes aproximadamente 80 participantes de todos os núcleos gestores das escolas participantes, que aprenderam como desenvolver ações de educação ambiental, coleta seletiva, compostagem e confeccionar suas próprias composteiras.

Posteriormente, foi feita a segunda visita, de Implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis e da compostagem com confecção de mais composteiras junto com os alunos e outras ações de educação ambiental.

Na Fase de Monitoramento foram visitadas as oito escolas e levantadas todas as ações realizadas a partir do PERZ. Na terceira visita foi feito um reforço com fornecimento de mais minhocas e serragens, monitoramento da qualidade das composteiras de balde e ainda a implantação das composteiras de chão, com ou sem pallets.

 

Próximos passos

Em 2019, além das oito escolas selecionadas, continuaram o trabalho as 10 escolas de 2017, e ainda cinco novas escolas de Jandaia e do Distrito de Palmeúna, além de outros municípios e escolas particulares que iniciarão no próximo ano. Isto permite a expansão e continuidade do PERZ como projeto aplicável a qualquer tipo de instituições de ensino do país.

 

Serviço

Seminário Escolas Resíduo Zero 2019: Apresentação de Resultados

Quando: 23 de outubro

Local: Mnistério Público do Estado de Goiás (MP-GO) - Rua 23, esquina com Avenida Fued José Sebba; Qd. A-6 - Jardim Goiás – Goiânia

Horário: 8h

Inscrição: Gratuita (https://www.sympla.com.br/seminario-escolas-residuo-zero-2019-apresentacao-de-resultados__672340)

divide

© 2020 Sociedade Resíduo Zero. Desenvolvimento Umarley Ricardo

Siga - nos: